Semanas de Moda em meio à crise
A Semana de Moda de Londres começa nesta sexta-feira e, desta vez, as controvérsias mudaram. Pouco tem se falado sobre modelos muito magras, a polêmica favorita dos eventos dos últimos anos.
Agora, é a própria existência da semana de moda e sua viabilidade num clima de melancolia econômica que está em debate nos sites, blogs e rodinhas de conversa.
Na Semana de Moda de Nova York, realizada nesta semana, muitos estilistas reduziram drasticamente o número de convites para seus desfiles, trocaram o champanhe pela cerveja nas festas ou cancelaram completamente suas "after parties".
Além disso, muitos profissionais da área estão incomodados com a venda de ingressos para desfiles, novidade na semana de Nova York.
Já por aqui, a comemora 25 anos e se despede de sua locação tradicional, a tenda do lado de fora do Museu de História Natural.
Eu conversei com o presidente do Conselho Britânico de Moda, Harold Tilmann, durante um evento do (um grupo de profissionais de moda que se reúne em Londres para ouvir palestras de nomes importantes da indústria e fazer contatos). Eis o que ele tinha a dizer sobre o papel da moda e da London Fashion Week nesses tempos turbulentos.
- "Eu já passei por algumas recessões em minha vida e ninguém está imune a esta. Ao mesmo tempo, não podemos simplesmente aceitar tudo o que a mÃdia fala, já que má notÃcia vende jornal"
- "Nós não podemos nos tornar complacentes em nossos negócios. Aja de forma segura e comedida em casa, mas vamos ser criativos nos negócios. Assim sairemos da crise"
- "Não acredito que as pessoas deixarão de consumir moda por causa da recessção. Durante minha infância, a vida doméstica, familiar era central, mas nos últimos 20 anos a vida fora de casa se tornou mais importante. A moda segue essa tendência e não acredito que as pessoas retornarão ao tipo de vida que eu tinha quando criança"
- "Acredito no poder das vendas online, mas não acho que o desejo de tocar, sentir uma peça antes de comprar vá desaparecer. O melhor é combinar os dois. Por exemplo, se um consumidor compra algo pela internet, mas decide devolver a compra na loja, você potencialmente ganhou um novo cliente para suas vendas offline"
- "A Semana de Moda de Londres deveria ficar orgulhosa de formar talentos que depois acabam indo desfilar suas coleções em outras capitais da moda, como Paris ou Nova York. Nós somos um paÃs pequeno, não poderÃamos empregar todos esses talentos mesmo que eles quisessem ficar".