Dignidade
Dignidade. Esse é o nome da minha foto preferida da exposição Novo Mundo(s), que abriu ontem na casa noturna , aqui em Londres.
A exposição mostra o trabalho feito pelo fotógrafo Florent Demarchez durante o mês que passou no Brasil acompanhando os fundadores da marca francesa Veja. A empresa garante que produz seus tênis utilizando matéria-prima brasileira obtida de forma sustentável e respeitando os direitos de trabalhadores como seringueiros e plantadores de algodão.
Eu conversei com Demarchez durante a abertura de sua exposição. Segundo ele, foi exatamente a dignidade das pessoas que encontrou em seu mês pelo Brasil que mais o marcou.
"Outra coisa que me impressionou durante essa viagem foram as contradições. Por exemplo, um seringueiro que dá grande valor à floresta e à sua proteção, mas ao mesmo tempo sonha que seus filhos consigam ir fazer a vida na cidade", disse Demarchez.
Ele contou ainda que ficou surpreso com o fato de que todas as casas que visitou, por menores e mais isoladas que fossem, tinham uma televisão. "Nas estantes, as televisões estavam no topo, os santos religiosos, embaixo. Fiquei com a impressão que a TV e a religiosidade tinham quase a mesma importância na vida das pessoas", disse.
Clique aqui ver mais sobre a proposta da marca ou o trabalho de .
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Para um estrangeiro, que vive no Primeiro Mundo e está envolvido com o sistema capitalista, ficar um mês ou um ano no Brasil é tempo desprezÃvel para entender a complexidade do povo brasileiro. Principalmente daqueles que são pobres e/ou vivem longe das grandes cidades mais desenvolvidas.
O Brasil tem sido difÃcil para ser estudado, até pelos brasileiros especialistas em nossa história e sociologia, apesar do perÃodo histórico pós-colonização ser curto.
Vivo em Campina Grande no interior da ParaÃba e a dignidade de que fala a matéria presente na vida das pessoas que vivem no interior sempre também me surpreendeu como emocionou. Esse, que deve ser um fenômeno comum a qualquer região do planeta, nada mais é no meu ponto de vista, que o reflexo do isolamento destas pessoas em relação ao estilo de vida do chamado mundo civilizado que criamos. A presença da televisão é sem dúvida uma ameaça a esse estilo de vida mais humano e saudável,pois a mesma funciona como uma espécie de delimitador da área de imfluência nociva a qual estamos tratando.
Parabens, muito interessante a materia, fiquei com vontade de conhecer a exposicao.
Gostaria de lhe perguntar quais sao os meios de comecar uma carreira na Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú Brasil porque sou estudante de jornalismo e moro em Londres.
Se puder me responder por email ficarei muito agradecida ou pelo menos dizer onde posso encontrar essa informacao.
obrigada
vanessa
Vanessa,
Obrigada pelo comentário. As vagas que surgem na Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú Brasil são sempre divulgadas em nosso site. É só ir ao fim da página principal, lá embaixo, e clicar em "Empregos". Boa sorte!
´¡²ú°ù²¹Ã§´Ç²õ,
Ilana