Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú

« Anterior | Principal | Próximo »

Alexander McQueen 1969-2010

Categorias dos posts:

Ilana Rehavia | 2010-02-12, 10:33

Alexander McQueen, encontrado morto nesta quinta-feira em Londres, era um dos estilistas preferidos dos que transitam pelo mundo da moda.

mc.jpg

As roupas dramáticas que apareciam em seus desfiles estação após estação - e o espetáculo que ele fazia de sua passarela - se destacavam mesmo em um universo acostumado aos exageros e bizarrices.

Mas as criações de McQueen não ficaram reservadas apenas para as mais ousadas e muitas das tendências lançadas por ele acabaram se tornando peças chave nos guarda-roupas de mulheres em todo o mundo.

Foi o caso das calças jeans de cinturas baixíssimas, por aqui apelidadas de "bumsters" (vamos ver se consigo explicar a origem do termo...é um trocadilho com a palavra "bum", que significa "traseiro" e "hipsters", que são os jeans que param baixos no quadril - "hip", em inglês).

"Para mim, a 'bumster' foi o que definiu McQueen", disse Michael Oliveira-Salac, diretor da agência de relações-públicas de moda Blow e amigo antigo do estilista. "Foi o visual que o colocou no mapa porque era tão controverso".

De fato, em 1996, quando McQueen ousou com suas calças de cintura baixa, o visual era inédito e gerou polêmica. Quase 15 anos depois, já virou lugar-comum.

O estilista ajudou a lançar ainda outra tendência forte: as estampas de caveira. Seu icônico cachecol foi extensamente fotografado em celebridades como Johnny Depp e Cameron Diaz e gerou centenas de imitações.

McQueen também era celebrado pelo corte perfeito, tendo começado a carreira na famosa Savile Row, a rua londrina de onde saem alguns dos ternos mais bem cortados do planeta.

Para mim, no entanto, McQueen será lembrado pela teatralidade e pela ousadia.
Em 1998, por exemplo, ele causou polêmica ao usar Aimee Mullins - que teve as duas pernas amputadas - como modelo em um de seus desfiles. Ela entrou na passarela usando pernas prostéticas de madeira entalhadas a mão.

Em 2006, ele projetou uma imagem holográfica de Kate Moss na passarela e, no ano passado, pintou bocas de palhaço em suas manequins.

Mas meu desfile preferido foi o último, em que Lee (seu nome verdadeiro) criou um mundo de ficção científica, transformando modelos em criaturas alienígenas com a ajuda de próteses, maquiagem e sua característica originalidade.

O universo da moda certamente perdeu um de seus membros mais geniais.

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 08:39 PM em 12 fev 2010, Ana Telles escreveu:

    Realmente uma grande perda para o mundo fashion, a originalidade do Alexander McQueen é única. O nome dele permanecerá registrado na história da moda, como ficou de alguns gênios passados, cada um contribuiu com estilos diferentes mas com uma coisa em comum "únicos".

  • 2. à²õ 10:30 AM em 17 fev 2010, Pepe escreveu:

    Que cara um grande - e que a diferença que fez a moda na Europa e no mundo. Sua perda é muito trágico para todos aqueles que gostam de moda ... obrigado por suas amáveis lembranças

Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú iD

Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú navigation

Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú © 2014 A Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.