Alexander McQueen 1969-2010
Alexander McQueen, encontrado morto nesta quinta-feira em Londres, era um dos estilistas preferidos dos que transitam pelo mundo da moda.
As roupas dramáticas que apareciam em seus desfiles estação após estação - e o espetáculo que ele fazia de sua passarela - se destacavam mesmo em um universo acostumado aos exageros e bizarrices.
Mas as criações de McQueen não ficaram reservadas apenas para as mais ousadas e muitas das tendências lançadas por ele acabaram se tornando peças chave nos guarda-roupas de mulheres em todo o mundo.
Foi o caso das calças jeans de cinturas baixÃssimas, por aqui apelidadas de "bumsters" (vamos ver se consigo explicar a origem do termo...é um trocadilho com a palavra "bum", que significa "traseiro" e "hipsters", que são os jeans que param baixos no quadril - "hip", em inglês).
"Para mim, a 'bumster' foi o que definiu McQueen", disse Michael Oliveira-Salac, diretor da agência de relações-públicas de moda Blow e amigo antigo do estilista. "Foi o visual que o colocou no mapa porque era tão controverso".
De fato, em 1996, quando McQueen ousou com suas calças de cintura baixa, o visual era inédito e gerou polêmica. Quase 15 anos depois, já virou lugar-comum.
O estilista ajudou a lançar ainda outra tendência forte: as estampas de caveira. Seu icônico cachecol foi extensamente fotografado em celebridades como Johnny Depp e Cameron Diaz e gerou centenas de imitações.
McQueen também era celebrado pelo corte perfeito, tendo começado a carreira na famosa Savile Row, a rua londrina de onde saem alguns dos ternos mais bem cortados do planeta.
Para mim, no entanto, McQueen será lembrado pela teatralidade e pela ousadia.
Em 1998, por exemplo, ele causou polêmica ao usar Aimee Mullins - que teve as duas pernas amputadas - como modelo em um de seus desfiles. Ela entrou na passarela usando pernas prostéticas de madeira entalhadas a mão.
Em 2006, ele projetou uma imagem holográfica de Kate Moss na passarela e, no ano passado, pintou bocas de palhaço em suas manequins.
Mas meu desfile preferido foi o último, em que Lee (seu nome verdadeiro) criou um mundo de ficção cientÃfica, transformando modelos em criaturas alienÃgenas com a ajuda de próteses, maquiagem e sua caracterÃstica originalidade.
O universo da moda certamente perdeu um de seus membros mais geniais.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Realmente uma grande perda para o mundo fashion, a originalidade do Alexander McQueen é única. O nome dele permanecerá registrado na história da moda, como ficou de alguns gênios passados, cada um contribuiu com estilos diferentes mas com uma coisa em comum "únicos".
Que cara um grande - e que a diferença que fez a moda na Europa e no mundo. Sua perda é muito trágico para todos aqueles que gostam de moda ... obrigado por suas amáveis lembranças