Moda mais inclusiva
Muito se debate aqui na Grã-Bretanha sobre se a moda deveria ser mais inclusiva.
Não só em relação aos tamanhos (muitas lojas se recusam, por exemplo, a estocar tamanhos um pouco maiores), mas também à ²õ diferentes etnias (muitas marcas só usam modelos brancas em seus anúncios) e até à ²õ deficiências fÃsicas (a questão ficou em foco depois da transmissão de um programa com modelos deficientes pela Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú).
Duas incitativas bacanas no caminho de tornar a moda mais inclusiva partiram da loja de departamentos Debenhams.
A loja utilizou uma modelo paraplégica na campanha publicitária para uma de suas marcas. E também passou a usar manequins tamanho 16 (similar ao 44 brasileiro), a média de tamanho das britânicas.
Vocês também acham esse tipo de iniciativa válida?
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Excelente iniciativa, tardia, mas ha de ser o primeiro passo!
Acho, sinceramente, que esta nova forma de moda é uma ótima maneira de mostrar a evidência, de que no mundo não existem apenas, de belas, as modelos de formato "cabide". Que existem sim pessoas com deficiência e que, de fato, são lindas. Por que não mostrar o que tem de belo por trás da deficiência?
Vamos exibir e incentivar, para que todo o mundo veja, que não só cabides e ossos amontoados sõ belos, mas todos que tem beleza o suficiente para mostrar. Não somente se restringindo à uns ou a outros.
Portadores de necessidades também gostam de se vestir bem. A modelo é bonita como qualquer das outras. Acho muito correto e adequado.
Acho totalmente válida esta iniciativa. Não são apenas as magérrimas, altas, e não cadeirantes que irão usar as roupas e acessórios. Então, para que fazer a publicidade apenas voltada para elas?
Acho super importante !!! A maior parte do mundo ainda vive como se pessoas portadoras de necessidades especiais não existisse. Fora o fato de que somos diferentes uns dos outros e querermos sempre somente considerar os "iguais" ou similares. Criamos esteriótipos e rótolus do que é "bom" ou "certo" sem considerar todo o tipo de diversidade que possuÃmos, como religião, biotipo fÃsico, status social, preferências e etc.
Adorei a inciativa! Tornar a Moda e todo o Universo que a rodeia muito mais tolerante é ótimo! É muito triste saber (e viver) que essa área é tão impiedosa e atrativa, principalmente sobre nós, mulheres. Melhor um déspota esclarecido, não?!
Eu acho ótimo. Não só por ser politicamente correto e inclusivo, mas porque detesto editoriais de moda com modelos esqueléticas com cara de mortas. Gosto de editoriais com mulheres bonitas, fotos bem produzidas e tudo mais, mas, especialmente, gosto de ver como a roupa fica em um corpo mais parecido com o meu, ou mesmo em alguém mais gordinha, para ter uma clara idéia de qual modelo de roupa fica melhor em cada tipo de corpo. As modelos muito magras só substituem cabides, e tiram a essência/identidade do modelo da roupa. Eu sei que isso facilita a vida dos estilistas, mas eles são pagos para saber fazer roupa, não é? Se eles não sabem nem fazer uma roupa para uma mulher com um pouco de bunda eles são incompetentes no que fazem.
Não é à toa que a moda de rua e blogs independentes de moda fazem tanto sucesso hoje.
Ah, tudo o que eu escrevi vale para os homens também. Só existe modelo esquelético e mega bombadinho. Chatice total.
Olá Ilana,
Desculpe invadir o post com outro assunto. Ontem ouvi, na CBN, uma entrevista sua sobre a viagem que você fez à Tailândia.
Será que existe algum endereço onde você fale mais sobre isso?
Obrigada,
Helena
Olá Helena, que legal que você ouviu a entrevista. Segue o link da entrevista no site da CBN...
Foi o único lugar mesmo em que falei sobre a viagem. O que mais você gostaria de saber?
´¡²ú°ù²¹Ã§´Ç²õ,
Ilana
Super obrigada por sua resposta. Já ouvi a entrevista mais de uma vez!
Na verdade, estou me planejando pra fazer uma viagem que inclua a Tailândia, Vietnam e Camboja. Minha primeira dúvida é em relação a quando ir. Tenho lido a respeito e não consigo chegar a uma conclusão. Parece que, especialmente no Vietnam, a gente sempre vai pegar frio no norte e calor no sul (ou vice-versa), e não tem uma estação de chuvas definida.
Como você escolheu o perÃodo da sua viagem? Na Tailândia o clima também é assim incerto?
Caso esse não seja o espaço apropriado, e você não se importe em continuar com essa inquirição, por favor me indique um outro endereço, ok?
Um grande abraço,
Helena