Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú

« Anterior | Principal | Próximo »

Acesso a internet e celulares dispara no Brasil

Caio Quero | 2009-12-11, 11:28

interntabr466.jpgCada vez mais brasileiros estão acessando a internet e utilizando telefones celulares, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE.

O número de brasileiros com dez anos ou mais que acessaram a internet pelo menos uma vez cresceu 75,3% entre 2005 e 2008, fazendo com que mais de um terço da população nesta idade (34,8%) tenha acessado a rede ao menos uma vez até o ano passado.

Embora o acesso à internet entre as pessoas com baixa escolaridade tenha registrado um crescimento mais intenso no período, os usuários da rede no Brasil continuam tendo mais anos de estudo do que aqueles que não a utilizam.

Banda larga

De acordo com a pesquisa, as pessoas que usam internet no país têm em média dez anos de estudo, enquanto aqueles que não a utilizam têm 5,5 anos de estudo em média.

Em relação ao local de acesso, das 56 milhões de pessoas que acessaram a internet no Brasil, 47,5% disseram ter feito em mais de um lugar, sendo que mais da metade (57,1%) navegou na rede de casa.

O segundo lugar onde os brasileiros mais acessaram a internet foram lan houses, em uma mudança com relação a 2005, quando a segunda colocação ficou com locais de trabalho, agora o terceiro lugar no qual mais brasileiros acessam a internet.

Além disso, a grande maioria dos brasileiros que usaram a internet o fez por meio de conexões banda larga (80,3%), contra apenas 18% que acessaram por conexão discada.

O número de pessoas que acessam a rede por banda larga praticamente dobrou em relação a 2005.

Celulares

A pesquisa do IBGE ainda aponta que mais da metade (53,8%) dos brasileiros com dez anos ou mais tem telefones celulares para uso pessoal, em um aumento de 54,9% em relação a 2008.

Os números ainda apontam que mais brasileiros estão optando por utilizar telefones celulares no lugar dos fixos. Dos cerca de 86 milhões que possuíam celulares, 44,7% não possuíam telefones convencionais em casa.

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 8:04 em 2009-12-13, Nádia Amad Nagm escreveu:

    Os jovens buscam as novidades que o mercado oferece, e nada mais natural que ele utilize desta facilitada oferecida. Com as ferramentas inseridas no telefone celular e o serviço via internet, ficou mais fácil o relacionamento, a comunicação e interação do jovem com outros na rede.
    Nesta rede mundial cada qual busca assuntos de seu interesse, em uma grande teia de informações. Podemos considerar que o celular é um bem móvel, é leve, barato e pode ser utilizado em qualquer parte, mesmo que esteja em uma caminhada. Estas são algumas razões que levam tantos jovens a utilizar o celular.
    Quanto a Banda larga, eu vou discordar da pesquisa feita por vocês.
    Levando em conta que o Brasil é um país continental, esta pesquisa deve ter sido realizada em algumas capitais brasileiras, o que demostra não ser uma estatísca correspondente a realidade nacional.
    A Banda larga não está em toda a parte em nosso país, um exemplo disso é minha cidade. Boa vista, capital de Roraima, e apenas em uma área foi oferecido o serviço( o centro da cidade). Mesmo assim, em um número muito reduzido, o que gerou descontentamento por parte da população.
    Mas isso só foi possível após uma disputa judicial feito pelo Estado, abrigando a empresa de telecomunicação local a implantar este serviço. O qual só foi oferecido este ano de 2009.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú iD

    Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú navigation

    Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú © 2014 A Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.