Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú

« Anterior | Principal | Próximo »

Indústria prevê consumo e investimentos fortes em 2010

Caio Quero | 2009-12-15, 14:26

maquinas466.jpgDepois de apresentar crescimento nulo neste ano, a economia brasileira deve voltar a se expandir em ritmo acelerado em 2010, impulsionada principalmente pelo consumo interno e por um aumento nos investimentos, apontam previsões da divulgadas nesta terça-feira.

Segundo as previsões da CNI, o PIB deve apresentar um crescimento de 5,5% no ano que vem, impulsionado em grande parte pela demanda interna, que já sustentou a recuperação neste ano. 

"O crescimento será novamente sustentado pela demanda interna, pois a contribuição esperada do setor externo é negativa", diz o relatório. A CNI calcula que, devido ao crescimento mais lento das economias dos outros países, as exportações terão ritmo mais lento em 2010.

Para a entidade, o consumo interno será favorecido pelo crescimento do nível do emprego, controle da inflação, crédito às pessoas físicas e pelos programas de transferência de renda do governo.

A CNI também prevê um crescimento de 14% nos investimentos em 2010, graças à disponibilidade de financiamentos de longo prazo, à confiança do empresariado e à elevação da utilização da capacidade industrial instalada.

Ainda segundo a entidade, a valorização do real deve continuar a preocupar no ano que vem, principalmente pela entrada de recursos externos.

A valorização da moeda, no entanto, deve segurar o ritmo de crescimento da inflação, que deve ficar próxima ao centro da meta (IPCA de 4,5% ao ano).

Com a inflação sob controle, a CNI avalia que a taxa básica de juros deve se manter em 8,75% ao longo do ano.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú iD

    Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú navigation

    Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú © 2014 A Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.