Ibope aponta Dilma à frente de Ciro
Dilma obteve 17% das intenções de voto, contra 13% de Ciro. Na pesquisa anterior, divulgada em setembro, ambos tinham a mesma preferência do eleitorado, com 14% das intenções de voto.
O governador de São Paulo, José Serra, segue na liderança, com 38%. O desempenho de Serra no levantamento melhorou três pontos percentuais em comparação à edição anterior da pesquisa. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos.
Em quarto lugar aparece a senadora Marina Silva (PT-AC), que oscilou dois pontos percentuais para baixo, com 6% das intenções de voto.
O responsável pela pesquisa, Amauri Teixeira, lembrou que a pesquisa foi realizada na última semana de novembro - antes, portanto, das inserções de propaganda do PT em rádio e TV.
Já as inserções do PSDB, segundo ele, já vinham ocorrendo. "Não há dúvida de que as inserções têm influência sobre o eleitorado", diz.
Essa é a segunda vez consecutiva que a pesquisa considera o cenário com Serra, Dilma, Ciro e Marina.
Em edições anteriores, que consideravam a candidatura da senadora HeloÃsa Helena e que ainda não incluÃam Marina Silva, Dilma Rousseff chegou a figurar na 2ª posição.
Quanto ao Ãndice de rejeição, Dilma apresentou o pior desempenho. Segundo a pesquisa, 41% dos entrevistados disseram que não votariam "de jeito nenhum" na ministra nas eleições presidenciais.
A rejeição quanto à senadora Marina Silva é de 40%, seguida por Ciro (33%) e Serra (29%).
Teixeira diz que o Ãndice de rejeição é muito ligado ao desconhecimento quanto a alguns candidatos, já que "naturalmente o eleitorado tende a não querer votar em quem não conhece".