Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú

« Anterior | Principal | Próximo »

Cheques sem fundos batem recorde em 2009

Caio Quero | 2010-01-20, 11:10

Em mais um indicador de como a crise econômica atingiu o bolso do consumidor no ano passado, dados divulgados nesta quarta-feira apontam que a inadimplência entre aqueles que usam cheques para fazer compras ou pagar contas bateu recorde em 2009.

De acordo com a , 2,15% dos cheques compensados no ano passado foram devolvidos por falta de fundos, na maior proporção da série histórica, iniciada em 1991

O nível de inadimplência entre os usuários de cheques foi ainda maior no primeiro semestre, chegando a 2,3% do total emitido. De acordo com os economistas da Serasa, neste período, as vendas com cheques pré-datados foram uma alternativa para o varejo, diante do quadro de perda de liquidez devido à escassez de crédito.
Ìý
O início da recuperação econômica no segundo semestre e a melhora no nível de crédito ao consumidor fizeram com que a proporção de cheques devolvidos caísse para 1,99%. Apesar da recuperação, no entanto, este foi o segundo semestre de mais alta inadimplência desde que os dados começaram a ser coletados.

No total, de acordo com a Serasa, foi registrada uma diminuição geral no uso de cheques pelo consumidor em 2009. Na comparação com 2008, houve um decréscimo de 11,57% no total de cheques compensados.

A queda no total de cheques devolvidos, no entanto, foi bem menor, de apenas 4,07%.

Segundo a Serasa, os dados indicam que houve uma "perda de qualidade" nos cheques dos consumidores brasileiros, já que o volume de cheques sem fundos caiu menos do que o total de cheques compensados.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú iD

    Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú navigation

    Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú © 2014 A Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.