Novo embaixador dos EUA desembarca em BrasÃlia
O novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, desembarcou nesta sexta-feira em BrasÃlia, quase oito meses depois de ter sido indicado para o posto pelo presidente americano, Barack Obama.
Nesta sexta-feira, Shannon apresenta documentação ao Itamaraty, iniciando o processo que culminará com a apresentação de suas credenciais ao presidente Lula, o que deve acontecer no dia 4 de fevereiro.
Diplomata de carreira, Shannon ocupou até novembro o cargo de subsecretário do Departamento de Estado para o Hemisfério Ocidental, o mais alto posto diplomático dos Estados Unidos para as Américas.
A aprovação de sua indicação pelo Senado americano foi atrasada em quase sete meses, graças a dois vetos apresentados a seu nome por senadores da oposição republicana.
O primeiro veto foi apresentado pelo senador Jim DeMint, do Estado da Carolina do Sul, que criticou a atuação do então subsecretário em relação à crise polÃtica em Honduras.
No inÃcio do mês de novembro, DeMint retirou o veto ao nome de Shannon, mas então outro senador, o republicano George LeMieux, da Flórida, apresentou um bloqueio à indicação.
As justificativas de LeMieux para o veto eram as posições de Shannon a respeito do regime cubano e em relação à atitude dos Estados Unidos quanto à crise em Honduras.
LeMieux suspendeu o bloqueio à indicação em 17 de dezembro, após afirmar ter recebido garantias de que o governo de Barack Obama continuará apoiando a oposição cubana e retomará a emissão de vistos a cidadãos hondurenhos, suspensa após a deposição do presidente Manuel Zelaya.
O Senado americano aprovou finalmente o nome de Shannon no dia 24 de dezembro, em sua última sessão de 2009.