Aeronáutica diz ter concluÃdo análise sobre caças
A novela sobre a aquisição de uma nova famÃlia de caças para uso da Força Aérea Brasileira (FAB) teve mais um capÃtulo nesta terça-feira.
O Comando da Aeronáutica informou,, que o relatório sobre os três concorrentes já está pronto, mas não divulgou o resultado.
Além disso, o comunicado nega que o relatório já tenha sido entregue ao Ministério da Defesa, informação veiculada nesta terça-feira pelo jornal .
Segundo a reportagem, o relatório aponta o Grippen NG, caça da sueca Saab, como a melhor opção entre os três concorrentes, levando em consideração preço e transferência de tecnologia.
O modelo Rafale, da francesa Dassault - considerado o preferido do presidente Lula - teria ficado em terceiro lugar na avaliação, atrás do F-18 Super Hornet, da americana Boeing, diz o jornal.
O governo brasileiro chegou a anunciar a vitória do Rafale, em setembro passado, antes mesmo de o relatório da Aeronáutica ficar pronto.
Diante do constrangimento gerado com as Forças Armadas, o presidente Lula voltou atrás e manteve a licitação de pé. A decisão final sobre a compra, no valor estimado de R$ 10 bilhões, é do próprio presidente.