Arrecadação federal tem recorde para fevereiro
O no último mês de fevereiro R$ 53,541 bilhões em impostos e contribuições federais, número que, segundo a Receita Federal, foi o melhor para um mês de fevereiro em toda a série histórica.
De acordo com a Receita, o resultado do mês passado foi 13,23% maior que o de fevereiro de 2009, perÃodo em que a crise econômica derrubou a arrecadação, fazendo com que ela fosse 9,1% menor que o de fevereiro de 2008.Â
Os números da arrecadação de fevereiro também foram 27,25% menores que os de janeiro.
No acumulado do ano, no entanto, a arrecadação foi 13,46% maior que a dos dois primeiros meses de 2009, quando foi registrada a maior queda para o perÃodo desde 1996.
Segundo o governo, o principal motivo para os bons resultados no primeiro bimestre foi a recuperação econômica, com uma aceleração na arrecadação do IPI, por exemplo, devido ao aumento na produção.
No ano passado, a queda na arrecadação devido à crise e o aumento nos gastos fizeram com que governo tivesse dificuldades em cumprir a meta de economia de recursos para o pagamento dos juros da dÃvida, conhecida como superávit primário.
Para se aproximar da meta, o governo acabou por utilizar uma manobra contábil que foi autorizada por uma medida provisória publicada no final do ano passado.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Arredação? ou Arrecadação?
Obrigado, Fernando, o erro já foi corrigido.
Abs.
É quase impossivel o governo brasileiro nao ter dinheiro para este ano, e é claro que ele nao vai mais fazer um 'saldao de impostos' porque este ano é 'ano de eleiçoes', tem que entra dinheiro no 'cofrinho publico' pra poder 'gastar mais' e 'frandar mais ainda'. Embora o governo nunca aceitaria esta afirmação pois é a pura verdade, afinal por que nos anos de eleiçoes o orçamento é mais gordo?