Crescimento faz arrecadação bater recorde em abril
A recuperação da economia brasileira mostra agora seus efeitos sobre a arrecadação do governo federal, que apresentou em abril um crescimento de 16,75% em relação ao mesmo perÃodo do ano passado.
De acordo com dados divulgados pela nesta terça-feira, a arrecadação total do governo no mês passado foi de 70,906 bilhões, o maior valor já registrado em um mês de abril.
Entre os principais motivos para o aumento, segundo o governo, está a recuperação dos principais indicadores da economia brasileira, como a produção industrial, as vendas e a massa salarial, que tiveram crescimentos significativos desde o inÃcio do ano.
Além disso, o fim das desonerações concedidas pelo governo para estimular a economia também contribuiu para o crescimento no valor arrecadado.
Segundo OctacÃlio Cartaxo, secretário da Receita, os resultados da arrecadação confirmam a tendência de crescimento da economia neste semestre.
Muitos analistas temem que o crescimento indique uma fase de superaquecimento da economia brasileira.
Embora seja alvo de crÃticas por parte de setores empresariais, que veem no peso dos impostos um empecilho para o crescimento, a carga tributária brasileira foi elogiada na semana passada pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
"Se olharmos para a relação entre arrecadação e PIB no Brasil, é uma das mais altas do mundo. Não é por acaso que o Brasil está crescendo e que está começando a reduzir as desigualdades em sua sociedade ", disse Hillary durante a 40ª Conferência das Américas, em Washington.