Trecho de trem-bala pode ficar pronto até 2014, diz ANTT
Os primeiros trechos do trem de alta velocidade que deve ligar o Rio de Janeiro a São Paulo podem ficar prontos até 2014, ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo, de acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.
O edital da licitação que decidirá quais as empresas responsáveis pela construção do trem-bala foi lançado nesta terça-feira em BrasÃlia. Marcado para 16 de dezembro, o leilão será vencido pela empresa que oferecer a menor tarifa, obedecendo-se ao teto de R$ 199,80 para a passagem da classe econômica.
O custo total do projeto é estimado em R$ 33,1 bilhões, e a construção deve ter inÃcio no final ano que vem.
Embora o prazo máximo para a conclusão do projeto seja de seis anos, o presidente da ANTT afirmou que alguns investidores sinalizaram que podem concluir o empreendimento em quatro ou cinco anos.Â
"O investidor pode, com sua estratégia de construção, construir em etapas, mas estamos dando prioridade para a construção do projeto como um todo", disse Figueiredo, de acordo com a Agência Brasil.
"Nós buscaremos criar condições para que essa obra saia no prazo de quatro anos. Isso é de interesse dos investidores, porque um evento da natureza das OlimpÃadas, com certeza, é um elemento de marketing para o projeto e de atração de demanda", disse o diretor-geral da ANTT.
O edital da licitação estabelece que o trem-bala tenha estações obrigatórias nos centros das cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro, nos aeroportos do Galeão, Guarulhos e Viracopos, na cidade de Aparecida e em outras duas cidades do Vale do ParaÃba.
Durante a cerimônia do lançamento do edital, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o trem-bala ficará pronto até a OlimpÃada de 2016, no Rio de Janeiro.
"Boa parte da infraestrutura que estamos fazendo queremos que esteja pronta até as OlimpÃadas de 2016, e acho plenamente possÃvel inaugurar (o trem-bala) até 2016", disse.