Para conter alta do real, BC adota compulsório no mercado de câmbio
Em mais uma tentativa de conter a queda do dólar, o Banco Central (BC) anunciou nesta quinta-feira que adotará o depósito compulsório no mercado de câmbio.
O órgão determinou que as instituições que operam com posições de câmbio vendidas (ou seja, que apostam na valorização do real) deverão recolher 60% sobre o valor que exceder US$ 3 bilhões ou o patrimônio de referência (PR).
O depósito compulsório será recolhido em espécie e não será remunerado. As instituições terão 90 dias para se adequar à nova regra.
A informa que a medida tem "caráter prudencial", visando melhorar o funcionamento do mercado de câmbio à vista e contribuir para "manter a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional".
Segundo o BC, as posições vendidas do sistema alcançaram US$ 16,8 bilhões em dezembro de 2010.
A valorização excessiva da moeda brasileira é uma das preocupações do governo de Dilma Rousseff. Na última terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que não permitirá que o dólar "derreta".
Em 2010, o dólar acumulou uma queda de 4,42% em relação ao real.
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
COnfesso pra vcseis eu só quero q meu pais saia da miseria mesmo e oro por isso vejo q esse é o primeiro passo de tudo ,mas tambem quero muito DILMA q vc possa investir em como combater a corrupçao de muitos deputados q nao deixam leis benéficas fazerem parte do nosso povo exemplo um melhor salario minimo a DILMA em si num tem nada ave com a HISTORIA dos deputados quem tem sao eles mesmo PRECISAMOS MESMO VER A MISERIA ERRADICADO DO POVO e cade o serra?uai SERRA ela num iria fechar as igreja? ELA num é terrorista? EU sou crente e sei da lei e tem muito crente q na verdade teve a infeliz idéia de achar q isso pode acontecer DILMA TERA FALHAS E SE TIVER VOU COBRAR MAIS NUM QUERO SER FALSO E ACHAR Q O SENHOR BARNES SERIA MELHOR NA PRESIDENCIA