Copom eleva juros para 11,25% ao ano
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira um aumento de 0,50 ponto porcentual na taxa básica de juros (Selic), que passa de 10,75% para 11,25%.
A decisão foi tomada durante a primeira reunião do órgão sob o comando do novo presidente do BC, Alexandre Tombini.
O aumento não chegou a provocar surpresa no mercado, já que seguiu a previsão da maioria dos analistas financeiros.
O Copom justificou o reajuste alegando que juros mais altos facilitam o combate à inflação, que fechou o ano passado em 5,91%, o maior nível desde 2004.
A meta determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano é de inflação de 4,5%, com tolerância de dois pontos para cima ou para baixo.
Em comunicado, o comitê afirmou ter decidido “por unanimidade”, elevar a taxa “dando início a um processo de ajuste da taxa básica de juros, cujos efeitos, somados aos de ações macroprudenciais, contribuirão para que a inflação convirja para a trajetória de metas"
O reajuste deixa a taxa básica da economia brasileira no mesmo patamar vigente em março de 2009, o maior em cerca de dois anos.
dzԳáDzDeixe seu comentário
O ministro Mântega de estar subindo nas paredes com a elevação dos juros ! Mas é invitável pois considero ser preferível uma invasão de dólares ( cada vez mais barato ) , que uma inflação que inunde o país , como já aconteceu antes na economia e com as chuvas que atualmente inundam o Brasil .