Governo federal prevê sistema de alerta sobre desastres para 2015
O Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou nesta segunda-feira o início dos trabalhos para a criação de um Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais, mas já adiantou que seu funcionamento está previsto apenas para 2015.
A idéia é centralizar as informações sobre os diversos aspectos que envolvem os desastres, como meteorologia, áreas de risco e capacidade de atendimento dos municípios.
O ministro Aloizio Mercadante disse que serão utilizados computadores capazes de fazer uma previsão climática “mais apurada”. Radares meteorológicos e um sistema de alerta à população também fazem parte do plano.
Outro objetivo do sistema é atualizar os dados sobre áreas de risco no país. Segundo estimativas do governo federal, o país tem hoje 500 dessas áreas, que reúnem cerca de 5 milhões de pessoas. Além disso, outras 300 regiões do país estariam sujeitas a inundações.
A criação do Sistema Nacional de Alerta já fazia parte dos planos do governo federal, mas acabou sendo acelerada em função da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, que já deixou mais de 600 mortos.