鶹ҳ

« Anterior | Principal | Próximo »

Candidato de Dilma, Marco Maia é eleito presidente da Câmara

Mariana Della Barba | 2011-02-01, 23:00

Candidato do governo Dilma Rousseff à Presidência da Câmara, o deputado federal Marco Maia (PT-RS) foi eleito para o cargo nesta terça-feira, horas depois da posse da atual legislatura.

Maia conquistou 375 votos, enquanto Sandro Mabel, em 2º lugar na disputa, ficou com a preferência de 106 deputados.

Chico Alencar (PSOL-RJ) e Jair Bolsonaro (PP-RJ), que registraram suas candidaturas nesta terça-feira, ficaram com 16 e 9 votos respectivamente. Três deputados votaram em branco.

Para se eleger sem a necessidade de um segundo turno, Maia precisava de maioria simples: pelo menos metade dos votos mais um, ou seja, 255.

Pela tradição da Câmara, os partidos de maior representatividade na casa têm a prerrogativa de ocupar a Presidência. PT e PMDB chegaram a um acordo que prevê o rodízio do cargo a cada dois anos.

Assim como Maia, Mabel também é tido como um candidato da base governista, mas decidiu lançar sua candidatura mesmo sem o apoio de seu partido, na tentativa de conquistar os votos do chamado “baixo clero”.

Impacto

Muitos avaliam como “significativo” o grau de descontentamento de deputados nesse início de governo, principalmente em função dos cortes de gastos que vêm sendo defendidos pela presidente Dilma, com possível  impacto na liberação de verbas para emendas parlamentares.

Mesmo com a vitória de Maia, a diferença de votos entre os dois candidatos – que ficou abaixo do previsto – deverá acender o sinal amarelo no governo.

A avaliação corrente é de que o placar é apenas um dos primeiros sinais das dificuldades que o governo Dilma poderá enfrentar na Câmara – uma delas na votação sobre o salário mínimo, prevista para o mês que vem.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    鶹ҳ iD

    鶹ҳ navigation

    鶹ҳ © 2014 A 鶹ҳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.