鶹ҳ

« Anterior | Principal | Próximo »

Corpo do ex-presidente Itamar Franco é cremado em MG

Rafael Spuldar | 2011-07-04, 17:30

O corpo do ex-presidente Itamar Franco foi cremado nesta segunda-feira na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, em uma cerimônia que contou com a presença apenas de seus familiares e amigos mais próximos.

O ex-presidente morreu no último sábado, aos 81 anos, em São Paulo, onde estava internado desde 21 de maio para tratamento de leucemia.

Itamar era senador pelo PPS de Minas Gerais, mas estava licenciado do cargo para cuidar da doença, diagnosticada neste ano.

Antes da cremação, o corpo de Itamar foi velado nesta segunda-feira no Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas, em Belo Horizonte. De acordo com a PM, cerca de 4,5 mil pessoas passaram pelo salão nobre do palácio, onde ocorreu o velório.

Durante todo o domingo, o corpo de Itamar foi velado na cidade mineira de Juiz de Fora, onde o ex-presidente, nascido na Bahia, foi criado.

A presidente Dilma Rousseff participou do velório no Palácio da Liberdade, onde ficou por cerca de uma hora. Também estiveram presentes o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-governador de São Paulo José Serra.

Nesse domingo, no velório em Juiz de Fora, compareceram os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney (presidente do Senado) e Fernando Collor de Mello (senador pelo PTB de Alagoas).

Itamar foi presidente entre novembro de 1992 e dezembro de 1994, depois do afastamento de Collor, de quem era vice. Seu mandato foi marcado pela implementação do Plano Real.

Além de presidente e senador, Itamar foi prefeito de Juiz de Fora e governador de Minas Gerais (1999-2002).

dzԳáDzDeixe seu comentário

  • 1. à 0:38 em 2011-07-09, Odalberto Domingos Casonatto escreveu:

    Itamar Franco foi presidente entre novembro de 1992 e dezembro de 1994, depois do afastamento de Collor, de quem era vice e passou para a história como o Presidente que conseguiu estagnar a inflação brasileira com patamares astronômicos para uma inflação controlável. Conseguiu com o Plano Real, implantar nova moeda brasileira o Real que permanece estável até hoje. Já são muitos anos de estabilidade. Este controle da moeda possibilitou que a classe media e pobre elevasse seu o nível de vida, fazendo com que seus minguados salários tivessem mais valor aquisitivo. Esta conquista, obra de Itamar, foi suficiente para que ele passe a galeria dos grandes presidentes brasileiros. Assumiu a Presidência com a renúncia de Fernando Collor, que com um plano econômico desastroso, colocou o país a beira da falência. Seu governo ficou ainda marcado por atos inusitados, como convencer a fabrica de automóvel Volkswagen reiniciar a produção do chamado Fusca, depois de 14 anos de interrupção de sua fabricação. O fusca marcou história na indústria automobilística brasileira, como um dos automóveis mais vendidos e populares. Itamar escolheu como seu Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que implantou em definitivo o Plano Real, e depois com o sucesso deste plano conseguiu ser eleito por dois mandatos a Presidência da República. Justa homenagem o povo brasileiro prestou ao Senador Itamar Franco que nos deixa aos 81 anos de idade na ocasião de seu sepultamento.

  • 2. à 6:40 em 2011-09-16, VALDINEI MARINHO DE SOUSA escreveu:

    PERDERMOS UMA GRANDE RESERVA MORAL NA POLÍTICA.

Mais conteúdo deste blog...

Post deste blog de acordo com o tema

Categorias

Estes são alguns dos temas mais populares cobertos por este blog.

    鶹ҳ iD

    鶹ҳ navigation

    鶹ҳ © 2014 A 鶹ҳ não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

    Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.