A Champions League começa a esquentar
Poucas surpresas ao término da fase de grupos da Champions League da Uefa.
Quase todos os grandes se classificaram em primeiro de seus grupos e os aspirantes a grandes, como Zenit, Rubin Kazan, Braga e Panathinaikos, acabaram sendo eliminados.
Assim como foi eliminado também o Benfica de Portugal. O time, que já foi bicampeão na década de 60, hoje luta para voltar à primeira divisão do futebol europeu.
A Internazionale de Milão, atual campeão da Liga, acabou ficando em segundo lugar no grupo, deixando a liderança escapar para as mãos, ou os pés, do Tottenham Hotspurs aqui de Londres.
A explicação pode estar na saÃda do técnico José Mourinho que atualmente treina o Real Madrid. O espanhol Rafael Benitez, campeão da Liga com o Valencia, não tem conseguido repetir com a Inter o mesmo sucesso de Mourinho.
Em segundo nos seus grupos ficaram também o Milan de Robinho, Thiago Silva, Alexandre Pato e Ronaldinho, a Roma e o Arsenal.
Agora, as atenções se voltam agora para o sorteio do próximo dia 17, que definirá os jogos das oitavas-de-final.
Segundo o critério da Uefa, cada time classificado em primeiro lugar nos grupos enfrentará um dos times classificados em segundo, que não tenha sido companheiro de chave na fase de grupos e que não seja do mesmo paÃs.
Para as quartas-de-final o critério muda e o sorteio passa a ser livre, sem estas restrições na determinação dos adversários.
Entre os classificados, quatro times ingleses, três italianos, três espanhóis, dois alemães, dois franceses, um dinamarquês e um ucraniano.
Os lÃderes nos grupos: Tottenham Hotspurs (A), Schalke 04 (B), Machester United (C), Barcelona (D), Bayern Munique (E), Chelsea (F), Real Madrid (G) e Shakhtar Donetsk (H).
Em segundo ficaram: Internazionale (A), Lyon (B), Valencia (C), FC Copenhagen (D), Roma (E), Olympique de Marselha (F), Milan (G) e Arsenal (H).
Os jogos de ida serão realizados nos dias 15, 16, 22 e 23 de fevereiro e as partidas de volta nos dias 6, 9, 15 e 16 de março.
Liderando o favoritismo nas casas de apostas de Londres, o Barcelona, Real Madrid e Chelsea, nesta ordem. Em último, vem o FC Copenhagen, pagando 150 para cada 1 apostados. Autêntica zebra.