Na hora da entrevista
Na hora da entrevista de emprego, a roupa importa, e muito. Com pouco tempo para impressionar, e com dezenas de candidatos disputando a mesma vaga, a última coisa que a gente quer é ser lembrado como aquele com a camisa puÃda, ou aquela com a saia curta demais. É meio injusto, mas é assim que é.
Uma pesquisa realizada pelo site de empregos britânico revelou que 76% dos chefes entrevistados decidiriam não contratar um candidato por causa da roupa.
A pesquisa, que ouviu 500 executivos, também sugere que o mais importante é investir em um bom terno para a entrevista, e tomar cuidado com a condição e limpeza da roupa.
Claro que o visual adequado depende muito da empresa, e o terno azul marinho do mercado financeiro poderia ficar totalmente fora de lugar em um ambiente mais informal. Mas algumas dicas se aplicam à maior parte das entrevistas.
Para os executivos ouvidos, as maiores GAFES são:
Para as mulheres:
- Saias muito curtas
- Sandálias ou sapatos abertos
- Decote muito pronunciado
- Brincos ou outras bijuterias muito grandes
- Estampas escandalosas
- Jeans
- Cores rosa, vermelho ou laranja
Para os homens:
- Camisas de manga curta ou camiseta
- Terno sem o paletó ou a gravata
- Tênis
- Camiseta pólo
- Jeans
- Jaqueta de couro
- Meias brancas
- Cores vermelho ou laranja
Para os empregadores ouvidos pela pesquisa, o MELHOR parecer ser não arriscar no visual, escolhendo peças básicas e de qualidade (como na foto ao lado).
Para as mulheres:
- Saias ou vestidos de comprimento médio
- Camisa ou blusa de manga comprida, branca ou de cor pastel
- Blazer preto ou azul marinho
- Meia-calça
- Salto alto
- Pérolas
Para os homens:
- Camisa de manga comprida branca ou azul
- Terno marinho
- Sapato de couro preto
- Abotoaduras lisas
- Gravatas discretas
- Meias pretas
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Chega a ser curioso o fato de ultimamente as pessoas darem dicas de como se vestir para se candidatar a um emprego. Parece tao obvio, a arte de impressionar quando se quer ou se pleiteia alguma coisa, as regras basicas e atencao tem de ser redobrada para questao equilibrio: simplicidade e sofisticacao sem exagero. Como a modelo da foto ela nao esta simples demais e nem sofisticada demais. E o que chamamos de traje correto. Quanto a ele depende, se for para uma grande empresa com perfil serio de tradicao, o terno e gravata realmente e indispensavel. Tenis e o calcado tipico de brasileiro tanto para trabalhar como para ir ao cinema, o que acho um horror. Jamais sairia com um homem que viesse de tenis para ir ao cinema ou comer uma pizza no restaurante mais chinfrin da esquina. Tenis e para praticar esportes, ainda que a maioria ache o contrario. O homem inteligente e de bom senso jamais vai impressionar usando um tenis, seja em qualquer circunstancia. Da mesma forma que uma mulher bem intencionada e que preza pela discricao e bom senso, obviamente, jamais usara um decote ousado e/ou saia curta para pleitear um emprego. Nao basta so seguir a moda!!!
"O homem inteligente e de bom senso jamais vai impressionar usando um tenis, seja em qualquer circunstancia."
Eu não julgaria um homem inteligente e de bom senso pelo seu tenis.
Alias, essa pesquisa foi feita na Bretanha, um pouco fora da realidade/cultura do Brasil. Eu não iria em uma entrevista de terno e gravata se não fosse um traje padrão no ambiente.
O segredo é adequar-se ao ambiente.
Concordo com o comentário acima, devemos nos adeguar ao ambiente, o que adianta ir a uma entrevista com trajes que nunca mais ira ser usado na empresa depois da contratação, que é bonito e elegante isso todos nós concordamos, bom senso né!
"Jamais sairia com um homem que viesse de tenis para ir ao cinema ou comer uma pizza no restaurante mais chinfrin da esquina."
Temos que nos adequar aos ambientes, e o bom senso é fundamental, mas julgar o homem pelo tênis que se usa numa pizzaria é a forma mais superficial e pouco inteligente de se analisar alguem. TÃpico preconceito de gente sem valores. Quero é distância e mulheres que pensam assim!
"Jamais sairia com um homem que viesse de tenis para ir ao cinema ou comer uma pizza no restaurante mais chinfrin da esquina".
"O homem inteligente e de bom senso jamais vai impressionar usando um tenis, seja em qualquer circunstancia".
TÃpicos comentários de uma pessoa superficial. Deveria ter em mente a máxima de que "o hábito não faz o monge". Deixe-me entender: então por melhor que um homem seja, você não sairia com ele se estivesse de tênis. Coerente. Se ele for um chato, mau caráter e ainda por cima bater em você, desde que esteja de sapatos, ele é melhor do que um que seja bom, carinhoso e inteligente e que use tênis. BelÃssimo raciocÃno, se me perdoam o sarcasmo.
Mas tudo bem: usar sapatos e roupas bonitas são suficientes para esconder e ter perdoados os piores desvios de caráter. TÃpicos comentários de uma pessoa superficial e escrava da moda.
E não, certas regras não são tão óbvias para os outros como são para você. Para muitos, conta o gosto pessoal, o ambiente e a forma como são criados. Eu particularmente cresci aprendendo que as roupas servem para esconder nossas vergonhas. Depois, vinha a função de enfeitar. Só bem depois descobri que meus gostos pessoais destoavam completamente do que é considerado "correto" nas entrevistas de emprego, onde vigora o preconceito sobre como um candidato se veste.
Se o profissional é competente, ele o será até mesmo estando nú.