Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú

« Anterior | Principal | Próximo »

Retocar ou não retocar...

Categorias dos posts:

Ilana Rehavia | 2009-08-07, 17:24

A questão do retoque em fotos de moda e beleza, o famoso "photoshop", voltou ao centro do debate aqui na Grã-Bretanha.

Como parte de um relatório propondo uma série de políticas direcionadas à²õ mulheres, o partido Liberal Democrata, de oposição, defendeu que anúncios em revistas deveriam vir acompanhados de mensagens indicando que foram retocados.

twiggyblog.gif

Segundo o jornal Daily Telegraph, a deputada Jo Swinson, que coordenou o relatório, mencionou a foto da campanha de cremes antirrugas da marca Olay com a modelo Twiggy (na foto ao lado), como um exemplo de imagem extremamente retocada.

Você pode ver a foto usada na campanha .

Ouvida pela Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú Brasil, a assessoria de imprensa da na Grã-Bretanha disse que a marca conhece e respeita as diretrizes do país sobre o retoque de imagens.

O partido Liberal Democrata defendeu também que as imagens alteradas sejam completamente banidas de anúncios dirigidos a menores de 16 anos.

O que vocês acham disso? Essa ideia de indicar quando uma imagem foi retoc
ada poderia ajudar as pessoas a identificar o que são padrões inatingíveis de beleza?

°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário

  • 1. à²õ 02:35 AM em 08 ago 2009, Metalheart escreveu:

    Sou a favor.

  • 2. à²õ 02:02 PM em 08 ago 2009, Daniela Vacarini escreveu:

    Não é apenas uma questão de mostrar quais padrõs de beleza são intangíveis, trata-se, também, de buscar maior transparência nas propagandas. Quando publicam uma foto retocada na propaganda de um cosmético, estão prometendo um efeito que obviamente não será atingido com o uso do creme, enganando centenas de consumidoras.

  • 3. à²õ 12:12 AM em 09 ago 2009, Arno Alcântara escreveu:

    Uma imagem publicitária não visa descrever uma realidade ou demonstrar uma relação de causa e efeito, mas visa causar uma impressão persuasiva na pessoa que vê a imagem. Salvo quando uma campanha publicitária gira em torno de uma demonstração de produto, o que não é o caso da imagem que originou esse debate, e simplesmente natural que uma imagem seja adulterada para fins persuasivos. Quem vê um anúncio sabe disso, oras. Pode não saber falar sobre o assunto, mas sabe que um anúncio não é uma matéria jornalística, por exemplo. Da matéria jornalística espera-se a verdade dos fatos, do anúncio publicitário espera-se que crie um argumento convincente que faça você comprar o produto. Ora, se ninguém espera que a imagem corresponda a realidade, por que deixar claro que ela não corresponde?
    Outro aspecto é o seguinte: todas, veja bem, TODAS as fotos publicitárias em circulação tem algum tipo de ajuste digital, seja ele um ajuste de cor, brilho, contraste ou retoque mais profundo. Ora, se todas as fotos são alteradas, não há a necessidade de colocar um aviso em cada anúncio. E se banir imagens retocadas de anúncios para menores de 16 anos, acabaram-se os anúncios, obviamente.
    Idéia besta.

  • 4. à²õ 10:51 AM em 09 ago 2009, Cecy escreveu:

    Estava mais que na hora!!! Eu e voce sabemos perfeitamente que o fotoshop transmite uma imagem que nao corresponde a realidade, ou seja todas as imperfeicoes do rosto e do corpo. Prova disso, so para dar um exemplo, veja as fotos publicitarias da Nicole Kidman, sem duvida nenhuma sao belissimas fotos, que eu e voce sabemos perfeitamente que NK tem envelhecido tanto quanto todas as reles mortais, portanto, so admiramos as maravilhas do photoshop e damos boas gargalhadas, porque temos certeza absoluta que estamos envelhecendo, ainda que nao seja em pe de igualdade, porque tudo depende do estilo e qualidade de vida de cada um. Agora, o que uma adolescente nao sabe e as vezes ignora, fruto da inexperiencia e do momento da revolucao dos hormonios, tipico desse periodo, e que quase tudo na vida e feito e/ou produzido artificialmente a fim de enganar ou produzir uma ilusao justamente para "encantar" os incautos (o que toda mae atenta deveria treinar os seus adolescentes). A medida veio em boa hora, mesmo depois da morte da brasileira(e sempre assim alguem precisa morrer primeiro para chamar atencao da existencia do problema)quando a Espanha (no Brasil sequer foi feita uma campanha de conscientizacao do problema extremamente grave) decidiu "levantar bandeira" para o problema das anorexicas no mundo da moda, coisa que nao emplacou no Brasil, com receio de que criando barreiras, "as nossas meninas", nao galgariam uma carreira de modelo internacional, ou seja, uma Gisele Bundchen da vida que todas querem ser. A indicacao de que as fotos foram retocadas e tao util quanto os avisos de advertencia dos macos de cigarros, sem interferir no direito de escolha de cada um, considerando que na medida que uma adolescente comecar a ler repetidas vezes que a imagem e "fake", criara uma consciencia, ou seja nada e tao real como tentam nos fazer acreditar. Esse processo de educacao tem que comecar na tenra idade no dias de hoje, sobretudo que vivemos numa epoca que a imagem fala mais alto do que qualquer argumento mais inteligente que nos faca pensar e rebater.

  • 5. à²õ 07:22 PM em 09 ago 2009, Helio escreveu:

    Otimo.Estas publicidades vendendo mulheres ou atè mesmo "homens" com fisicos perfeitos e rostos sem nenhuma ruguinha tem um efeito devastador na mente de adolecentes ou até em adultos que as vezes entram em depressao por nao conseguirem com dietas e ginasticas adquirirem tais corpos.Deveria ser o mesmo no Brasil.

  • 6. à²õ 12:53 PM em 10 ago 2009, pinkareta escreveu:

    Como o estímulo ao consumo exacerbado tem feito muito mal a todos nós, eu acho que não fará mal algum deixar bem claro que este ou aquele produto não faz o "milagre" que anuncia. É lamentável que pessoas precisem acreditar nessas coisas. Uma pobreza espiritual evidente. Falta de amor próprio e auto valorização. Acho que o lado mais trágico disso tudo recai sobre as próprias modelos. O mundo publica uma imagem preservada de sua beleza e juventude, mas quem tem que se olhar no espelho diariamente e constatar que o que o mundo vê a seu respeito não existe, são elas. Por mais perfeita que seja essa imagem, o que todos ansiamos secretamente é que sejamos amados e aceitos pelo que somos de verdade.

  • 7. à²õ 12:57 AM em 17 ago 2009, Bela nona escreveu:

    Esta e a Twiggy? Aquela modelo maravilhosa que ficou famosa nos anos 60? Se for ela esta otima nao?!

Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú iD

Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú navigation

Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú © 2014 A Â鶹¹ÙÍøÊ×Ò³Èë¿Ú não se responsabiliza pelo conteúdo de sites externos.

Esta página é melhor visualizada em um navegador atualizado e que permita o uso de linguagens de estilo (CSS). Com seu navegador atual, embora você seja capaz de ver o conteúdo da página, não poderá enxergar todos os recursos que ela apresenta. Sugerimos que você instale um navegados mais atualizado, compatível com a tecnologia.