Cezar Peluso é eleito o novo presidente do STF
O ministro Cezar Peluso foi eleito nesta quarta-feira o novo presidente do , substituindo, a partir do dia 23 de abril, o ministro Gilmar Mendes, que ocupa o cargo desde 2008.
Peluso, que foi indicado pelo presidente Lula para compor o tribunal em 2003, recebeu votos de dez dos 11 integrantes da corte. Sua eleição, no entanto, já era esperada, já que tradicionalmente o tribunal elege para a sua Presidência o ministro mais antigo que ainda não tenha ocupado o cargo.
Conhecido por sua discrição, Peluso foi o relator do pedido de extradição do ex-militante de esquerda italiano Cesare Battisti, votando a favor de sua entrega para a Justiça italiana. A decisão sobre o caso, no entanto, será tomada pelo presidente Lula.
Assim que tomar posse, o ministro assume automaticamente a Presidência do Conselho Nacional de Justiça.
Caso o ministro mantenha sua discrição, seu perÃodo na Presidência do Supremo deve contrastar com o do seu antecessor, Gilmar Mendes, que causou polêmica ao expressar opiniões sobre temas públicos e ações do governo.
Também nesta quarta-feira, o ministro Carlos Ayres Britto foi eleito para ocupar a vice-presidência do Supremo.
Completando a dança das cadeiras no Judiciário, o ministro Ricardo Lewandowski foi eleito na terça-feira o novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Ele ocupará o cargo por dois anos e será o responsável pela organização das eleições de outubro.