Novo general brasileiro comandará forças da ONU no Haiti
A Organização das Nações Unidas anunciou nesta quinta-feira uma mudança na cúpula militar da Missão da ONU para a Estabilização do Haiti (Minustah), estabelecida em 2004 e desde então comandada pelo Brasil.
Por meio de um comunicado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que o general Floriano Peixoto Vieira Neto, que comandava a missão desde 2009, será substituÃdo no posto pelo general Luiz Guilherme Paul Cruz, que também é brasileiro.
Floriano Peixoto, que comandou as forças da ONU durante os trabalhos que se seguiram ao terremoto que devastou o Haiti em janeiro, chegou afirmar que uma missão de distribuição de alimentos no paÃs serviria para o Brasil "marcar posição", em um possÃvel sinal de desconforto com a atuação das tropas dos EUA nas operações de auxÃlio.Â
Nascido em 1957, o general Paul Cruz já havia comandado o Brabatt, batalhão brasileiro no Haiti, e possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de BrasÃlia.
No comunicado em que anunciou sua decisão, o secretário-geral da ONU afirmou que o general "tem uma grande experiência de comando" e dentro das Nações Unidas.