Inflação oficial em maio é a menor desde dezembro
A inflação medida pelo IPCA, Ãndice adotado oficialmente pelo governo, cresceu 0,43% no mês de maio - o menor resultado desde dezembro.
Houve, portanto, uma desaceleração no aumento de preços nos últimos meses. Em abril, por exemplo, a inflação ficou em 0,57%.
O IPCA de maio deste ano também ficou abaixo do Ãndice registrado em maio de 2009 (0,47%), uma notÃcia importante para o mercado, que - para diminuir o peso da sazonalidade - prefere comparar perÃodos idênticos em cada ano.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE), o principal motivo da desaceleração no mês de maio está nos alimentos, cujos preços subiram 0,28%. Em abril, a alta foi de 1,45%.
Apesar da inflação mais fraca no mês passado, o mercado já esperava pelo aumento na taxa básica de juros anunciado nesta quarta-feira pelo Copom.Ìý
Pela segunda vez consecutiva, o Banco Central aumentou a taxa Selic em 0,75 ponto percentual, fazendo com que ela atinja o patamar de 10,25% ao ano.
A avaliação é de que os preços ainda estão sendo pressionados para cima, o que exigiria um aperto monetário. No acumulado de 12 meses, o IPCA atingiu 5,22%. O centro da meta do governo é um IPCA de 4,5%.
Atualizado à ²õ 20h10
°ä´Ç³¾±ð²Ô³Ùá°ù¾±´Ç²õDeixe seu comentário
Se a inflação é a menor desde dezembro, por que o sr. Meirelles aumentou os juros da rolagem da dÃvida? Pra agradar seus patrões banqueiros?