Lula diz que oposição não terá tarefa fácil em 2010
![luladilmapr466.jpg](/staticarchive/d341972dd2550a328c555017ce4493201b4fc7b0.jpg)
Apesar de as últimas pesquisas de opinião apontarem José Serra no topo da preferência do eleitorado, Lula disse enxergar as perspectivas eleitorais com "muito otimismo" e reiterou que acredita na vitória de Dilma.
"Posso garantir é que muita gente gostaria de estar, a essa altura, na posição que ela (Dilma) ocupa nas preferências dos eleitores. Acredito que venceremos as eleições porque temos uma candidata de grande qualidade", disse o presidente em entrevista publicada nesta quinta aos jornais Politiken, da Dinamarca, e Dagbladet, da Noruega.
Questionado sobre qual deve ser a influência de seus altos Ãndices de aprovação na candidatura de Dilma, Lula admitiu que "a transferência de votos não é uma ciência exata", mas aproveitou para estimular comparações entre seu governo e o de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso.
"O fato é que este governo tem um conjunto de realizações que mudou para melhor a vida da maioria dos brasileiros. Por isso, nas próximas eleições, estou convencido de que não será nada fácil a tarefa dos candidatos de oposição, até porque os partidos de alguns deles governaram o Brasil até 2002 e os resultados que têm para mostrar deixam muito a desejar", disse.
Lula também criticou aqueles que acusam os programas sociais do governo de serem eleitoreiros, afirmando que eles "sempre subestimaram a inteligência do povo brasileiro".